Você está entrando na página do Cenáculo da Graça. O nosso propósito é nos reunir e através da oração e do conhecimento da Palavra de Deus, ajudar as pessoas a resgatar os valores principais da vida, criar uma personalidade de caráter e bons princípios. O Cenáculo da Graça deseja levar grupos de famílias unidas em comunhão como famílias de Deus.

Seja bem-vindo!

Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Cristão, Casado com Suely Paiva, temos um casal de filhos, Evangelista do Senhor Jesus, coordenamos juntos o Ministério da Família.

Ministério Família Minha

Ministério Família Minha
"Crê no Senhor Jesus e serás salvo tu e tua casa"

segunda-feira, 21 de março de 2011

Palavras gregas para AMOR

Há várias palavras gregas para o amor, como a língua grega distingue como a palavra é usada, no grego há quatro palavras distintas para o amor: ágape, philía Eros, e storgē. No entanto, como acontece com outras línguas, tem sido historicamente difícil separar os significados destas palavras. No entanto, os sentidos em que estas palavras foram usadas geralmente são dados abaixo.

§ Ágape (γάπη agapē )

Significa "amor" (amor fraternal), em grego moderno, como a longo prazo s'agapo (Σ'αγαπώ), que significa "eu te amo". No grego antigo, ele freqüentemente se refere a uma afeição ou mais profundo sentimento de "amor verdadeiro" e não à atração sugerida pelo "eros". Ágape é usado na passagem bíblica conhecida como o "capítulo do amor", 1 Coríntios 13, e é descrito lá e todo o Novo Testamento como o amor sacrificial o amor que vem de Deus. Ágape é usado também em textos antigos para denotar sentimentos como uma boa refeição, de uma criança, e os sentimentos de um cônjuge. Pode ser descrito como o sentimento de estar satisfeito ou de uma em alta conta.

§Eros (ρως érōs)

É o amor apaixonado, com desejo e atração sensual. O grego moderno a palavra "erotas" significa "amor íntimo"; no entanto o eros não tem que ser de natureza sexual. Eros pode ser interpretado como um amor para alguém que você ama mais do que a philia, o amor da amizade. Pode também se aplicam a relações de namoro, assim como o casamento. Platão em sua própria definição refinada: “Embora o eros seja inicialmente sentido por uma pessoa, com contemplação transforma-se numa apreciação da beleza dentro dessa pessoa, ou mesmo se torne apreciação da beleza própria”. Platão não conversa da atração física como uma parte necessária do amor, daí o uso da palavra platônico significar, "sem atração física".Platão disse que o Eros também ajuda a alma recordar conhecimento da beleza, e contribui para a compreensão da verdade espiritual. Amantes e filósofos são todos inspirados a procurar pela verdade noeros. A famosa obra mais antiga sobre o assunto eros é de Platão, Simpósio , que é uma discussão entre os estudantes de Sócrates sobre a natureza de eros.

§ Philia (φιλία philía) significa amizade no grego moderno. É um virtuoso amor sem paixão, um conceito desenvolvido por Aristóteles. Inclui a lealdade aos amigos, família e comunidade, e exige força, a igualdade e a familiaridade. Em textos antigos, philos denotava um tipo geral de amor, usada para o amor entre a família, entre amigos, um desejo ou a apreciação de uma atividade, bem como entre amantes.

§ Storge (στοργή storgē) significa "afeto" em grego antigo e moderno. É afeição natural, como a que se sente dos pais para os filhos. Raramente utilizado em trabalhos antigos, e então quase exclusivamente para descrever os relacionamentos dentro da família. Sabe-se também de manifestar a mera aceitação ou colocando-se com situações, como em "amar" o tirano.

Ev. Alberto Paiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário